domingo, 31 de agosto de 2008

sábado, 30 de agosto de 2008

Rádio "Band menor"

Que pena a rádio Band, não conseguir comentaristas políticos à altura de seu passado. Menudos tomaram seus microfones nas manhãs, tecendo análises pueris do nosso quadro político. Que saudades do Leporace. Hoje falando sobre esquerda, fizeram Lenin voar dentro do mausoléo. 

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Liberdade irresponsável

" O PiG e a Associação Nacional dos Jornais – seu lobby em Brasília – tentam impor a doutrina de que a liberdade de imprensa é ilimitada."  Paulo Henrique Amorim
 
Ah, de passagem: O Mainardi foi condenado pela Justiça Criminal de SP. Essa notícia dificílmente,  os baluartes da imprensa que clamam pela liberdade da informação, darão. Vamos conferir.
 
Ler mais: 
 

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Gente boa!!!

Estou impressionado e maravilhado!
Ao ouvir a biografia dos candidatos aos cargos políticos que estarão sendo disputados em outubro, colocadas no ar por esses famigerados carros-caixas-de som, fico impressionado com a qualidade dos postulantes. Todos ilibados, puros, gente da gente, só farão o bem; acabarão com a imoralidade e com a corrupção.

Como é bom ollar o horizonte do Guarujá, quanta coisa "boa" haverá de vir.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

"Memória do Mundo" da Unesco - Grande Guerra

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha enviou para a UNESCO, os dados de mais de 2 milhões de pessoas, feitas prisioneiras durante a "Grande Guerra", como falavam meus avós, ao se referirem sobre a Primeira Guerra Mundial.  O arquivo é muito organizado e ficou guardado em um porão de uma escola na cidade de Genebra na Suiça por mais de 80 anos. A abertura oficial do arquivo está programada para o próximo dia 15 de novembro, lembrando o 89º aniversário do fim deste sangrento confronto.
Oportunamente comentarei a "Batalha de Lys" , que ceifou em poucas horas a vida de  1341 soldados portugueses, 4626 feridos, 1932 desaparecidos e 7440 prisioneiros.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O trio ACM

"A imprensa de Dantas é alicerçada no tripé ACM (Attuch, Chaer, Mainardi). Com seus estilos próprios, esses três jornalistas convergem de forma concatenada para atender aos desejos do banqueiro, há anos. "

Luiz Roberto Demarco em 12/8/2008 

Ver matéria: http://www.paulohenriqueamorim.com.br/forum/Post.aspx?id=508

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Como se faz da mentira verdade

Uma segunda manipulação da imprensa consiste na articulação entre diversos jornalistas, para dar foro de verdade a qualquer boato e, com isso, álibi para uma sentença favorável de algum juiz. Um jornalista divulga o primeiro boato ou notícia, verdadeira ou não, obtida por meios legais ou ilegais. Depois, outros jornalistas cooptados promovem a repercussão, garantindo o álibi para a sentença ou despacho do juiz. Esse modelo foi utilizado várias vezes no decorrer do último ano.
 

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Blindando advogados

"Por mais temerária que seja a afirmação, o fato de muitos advogados terem sido apanhados em flagrante delito participando da organização de atividades criminosas nos últimos tempos pode justificar o temor dos oponentes."
 
Trecho do artigo escrito pelo jornalista Luciano Martins da Costa no Observatório de Imprensa, a respeito da lei que visa blindar os escritórios de advogados, a ser sancionada ou vetada (espero o veto) pelo Presidente Lula.
 

domingo, 3 de agosto de 2008

Esculturas em bronze

Outro dia, após o almoço no Allez Allez, na Vila Madalena, passando pela porta vizinha, conheci a Metalbronze.
Como a curiosidade é meu fraco, quis saber do que se tratava. Fiquei impressionado. É uma pequena fundição que lá existe desde 1953, hoje tocada pelo filho do fundador e fundidor Ismael Abraão, o Abraãzinho. Muito simpático, contou a história da empresa que inicialmente se dedicava à manufatura de esculturas e placas para túmulos (uma das razões de estar a poucas quadras do Cemitério São Paulo), mais tarde se aprimorando na fundição em bronze de trabalhos artísticos. São diversos os artistas que recorreram à fundição para dar corpo às suas obras, entre eles, Galileu Emendabile, Salvador Salvia, Liuba Wolf, Yutaka Toyota, Bruno Segalla, Alice Takeda. E eu, pensava que na Vila só tivesse barzinhos, restaurantes e lojas, fiquei bobo de lá ter encontrado um segmento fabril tão especializado. Ah um porém: o Abrão é corintiano!!! como diz ele: ninguém é perfeito.